22 de junho de 2017

Sobre mim e meu trabalho


Hoje sou psicóloga com especialização na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, e também em Terapias Naturais, Dinâmica de Grupo, Psicodrama e Arteterapia, além de ser facilitadora credenciada do Jogo da Transformação.

Percorri um longo caminho para chegar até aqui...

Originalmente sou formada em Letras – Português/Francês pela UFRJ. Trabalhei no magistério aqui no Rio de Janeiro e também em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde morei por três anos.

Uma inquietação interior, ou como diriam os astrólogos... um trânsito de Saturno, me levou a buscar um novo caminho profissional diametralmente oposto a tudo o que eu havia feito até então, e eu fui trabalhar com Informática, como analista de sistemas na década de 70. Isso me levou de volta aos bancos escolares, para cursar uma nova graduação, desta vez em tecnologia.

Foram muitos anos da minha vida trabalhando com Informática em empresas de grande porte. Mas, dentro de mim, havia uma pergunta: afinal... eu sou de humanas ou de tecnologia?...

Os anos foram passando e eu comecei a sentir um novo impulso de mudança. Começou meio tímido e foi crescendo... A tecnologia não me satisfazia mais... O humano começou a falar mais alto... Resolvi fazer uma formação em Terapias Naturais e uma especialização em Cromoterapia. Depois de dois anos, comecei, então, a viver uma vida dupla: de dia na empresa, com Informática; de noite e nos fins de semana na clínica, trabalhando como terapeuta.

Eu resistia muito a voltar mais uma vez aos bancos escolares, mas acabei decidindo cursar Psicologia. Foi um caminho longo, de muitas sinuosidades, mas posso dizer que, finalmente, faço aquilo que amo. Olhando para trás, percebo que algo esteve presente o tempo todo na minha vida e me ajudou a me manter centrada e não me perder de mim mesma, da minha essência... foi a atividade criativa, trabalhar com as mãos, pintar, bordar, esculpir, recortar, colar, dobrar... atividades abençoadas.

10 comentários:

  1. E nós somos muito felizes e gratos por essa trajetória tão linda! Você é muito especial e nos ajuda a sermos cada vez melhores!Que Deus te abençoe Sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso encontro foi mesmo especial... Obrigada pela confiança. Que Deus te ilumine nesse novo ciclo que você está percorrendo...

      Excluir
  2. Celia Luzia Pinheiro26 de junho de 2017 às 10:09

    Parabéns Edna! Você é muito Especial!

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bom, Edna! Parabéns! Adorei as Mandalas!

    ResponderExcluir
  4. Como profissional, chegou à minha vida na hora certa alguns anos atrás. Ajudando-me com sua competência, como minha terapeuta. Desbravou meu processo interno com sabedoria, fazendo um diferencial, transformando-me num ser mais seguro e melhor. Os anos se passaram, rumos diferentes...nos reencontramos como amigas!... E o que falar dessa amiga?... É uma querida... acima de tudo uma guerreira... um exemplo de valentia, e de amorosidade às pessoas. Portanto, querida Edna, desejo que nossa amizade perdure no eterno!...Sucesso sempre em todos os caminhos que trilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania, querida,
      Seu processo de mergulho interior foi muito lindo e eu fico feliz de ter sido sua companheira evolutiva nessa jornada. É muito bom encontrar uma pessoa que tenha a coragem de mergulhar dentro de si mesma e refletir sobre o que precisa ser melhorado. Você foi essa pessoa!

      Excluir
  5. Edna,
    Você sempre fará parte de minha vida e estará presente na memória de cada evolução de minha jornada. Com sua delicadeza, caráter, profissionalismo, sensibilidade e exemplo me acompanhou e orientou nas mais diversas situações me auxiliando a construir pensamentos e treinar ações e emoções para enfrentar as dificuldades e dores da alma, mente, coração e espírito. Seu humor inteligente e a firmeza de suas palavras como uma mão amiga que auxilia e convida a retomar a caminhada. Muito orgulho de minha singela participação nesta linda jornada. Parabéns, sucesso e muitas realizações sempre. Que Deus continue a te abençoar com saúde, luz e muita paz!

    ResponderExcluir